Desenvolvimento

Cada gato vai se desenvolver de maneira única, e em seu próprio tempo, dependendo de fatores específicos do animal e ligados a seu meio ambiente. Somente o veterinário poderá determinar se há algum problema no crescimento do animal.

Curva de crescimento

O crescimento pode ser avaliado por meio do acompanhamento do ganho de peso. Porém, não existe uma fórmula exata para determinar o ideal de desenvolvimento para o gato. Isso varia entre gatos até da mesma espécie, pois depende de fatores como sexo e genes dos pais, além de condições do meio ambiente, que podem influenciar positiva ou negativamente seu crescimento.

Nutrição

Nesta fase, é importante optar por um alimento específico, uma vez que o gato já não precisa mais de tanta energia quanto o filhote, mas ainda está em desenvolvimento. A alimentação adequada varia de acordo com a raça, a idade exata, nível de atividade e necessidades especiais.

Gatos com problemas de bolas de pelo ou restrições dentárias, por exemplo, vão precisar de rações específicas. Para conhecer melhor as especificidades de cada raça, consulte a Enciclopédia do Gato.

Visitas ao veterinário

Animais em fase de puberdade devem visitar o veterinário para fazer a consulta da esterilização por volta dos seis meses de vida. Outras consultas devem ser determinadas pelo veterinário, ou sempre que o animal se comportar de maneira estranha.