Prevenção de doenças

A prevenção de doenças está associada a uma alimentação saudável e higienização diária do cão e do ambiente onde ele vive. Além disso, dois produtos podem contribuir para que seu cachorro tenha uma vida longa e saudável: vacinas e antiparasitários.

Hoje já existe um calendário com vacinas essenciais aos cães, como a anti-rábica, que é inclusive oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Nem todas, porém, são realmente necessárias e ainda oferecem proteção por um tempo limitado. Por isso, é importante consultar um veterinário para que ele possa determinar o calendário ideal para seu cão, de acordo com as necessidades de cada animal. Também é necessário procurar um veterinário para obter informações e orientações referentes às vacinas, mesmo que elas sigam um protocolo.

Além das vacinas, é possível contar com a ajuda dos antiparasitários externos e internos para proteger seu cãozinho. Pulgas e carrapatos podem trazer graves danos à saúde do animal. Produtos como sprays e coleiras antiparasitárias permitem o combate eficaz a esses parasitas, que também podem afetar a saúde dos humanos.