Gestação

Reprodução

Quando o filhote completa alguns meses de idade, ao se aproximar da puberdade, a questão da reprodução vêm à tona. Por isso, é importante se informar sobre a castração e a gestação dos cães.

Esterilização

A castração ou esterilização é um tipo de cirurgia que, não só protege o animal contra gestações indesejadas, mas também evita várias doenças, como tumores sexualmente transmissíveis. A castração também pode ajudar em alguns problemas comportamentais, embora esta não seja a principal razão para fazer essa cirurgia.

Alguns proprietários ficam preocupados com a mudança de personalidade ou com a possibilidade do filhote ficar gordo e preguiçoso. Para que isso não aconteça, é essencial seguir as orientações do veterinário para que o filhote não fique de fora das brincadeiras e não tenha problemas com a dieta. Seu veterinário abordará também como as alterações hormonais geradas pela castração podem afetar o comportamento e o peso do filhote.

Gestação

A gestação dos cães leva em média 63 dias. Uma semana antes de dar à luz, a cadela busca um lugar tranquilo e se apropria de vários objetos para fazer um ninho. A própria cadela corta o cordão umbilical e lambe o tórax do recém-nascido para estimular a respiração deles. O intervalo entre o nascimento de cada filhote costuma demorar cerca de 30 minutos.

Uma excelente opção é o alimento Nutrição Saúde indicado para a cadela em lactação. Nesse caso, é possível oferecer aos filhotes o mesmo alimento Nutrição Saúde indicado para a cadela em lactação. No início é importante misturar o alimento com água morna para facilitar a mastigação dos filhotes.