Castração de Cadelas

CASTRAÇÃO DE CADELAS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Aqui estão algumas das vantagens e desvantagens desse procedimento cirúrgico.

Por que castrar uma cadela?

Uma das principais razões para a castração de uma cadela é evitar o aparecimento de cio duas vezes ao ano. A castração também ajuda a evitar ninhadas indesejadas e diminui o risco de fuga da cadela ou a atração de um grande grupo de cães machos durante um passeio, por exemplo. Os cães utilizados em terapia ocupacional (p. ex., cães-guia para cegos ou deficientes) e cães de abrigos costumam ser castrados. Algumas vezes, a castração é inevitável por razões médicas (p. ex., infecções uterinas).

Quando castrar uma cadela?

Na Europa, os veterinários tendem a castrar as cadelas imediatamente antes do primeiro cio, entre 6 e 9 meses de vida. Os cães de porte grande e gigante tendem a atingir a puberdade mais tarde que os de porte menor; por essa razão, os primeiros têm uma idade um pouco mais avançada quando castrados.
No Brasil, os veterinários também indicam a castração das cadelas antes do primeiro cio, normalmente a partir dos 4 meses de idade.

Como castrar uma cadela?

A castração é um procedimento cirúrgico que sempre deve ser efetuado por Veterinários em uma clínica veterinária. No Brasil, a castração de fêmeas consiste na remoção do útero e dos ovários.

Controle o peso corporal após a castração

Além de uma cadela castrada ser mais propensa ao ganho de peso, o risco de obesidade é mais alto nas fêmeas do que nos machos. Por esse motivo, a dieta e a atividade física da cadela devem ser rigorosamente controladas para mantê-la em boa forma. A mensuração frequente  do peso e/ou a avaliação regular da condição corporal ajudarão a garantir que o peso dela não aumente.
Acredita-se que os cães castrados precocemente exerçam um autocontrole mais eficiente sobre seu consumo alimentar. Desta forma, é altamente recomendado o fornecimento de uma dieta com restrição calórica, como por exemplo, uma dieta light ou uma dieta de manutenção com diminuição da quantidade de energia diária adaptada para cada animal.

Castração e saúde

Estudos recentes revelam que a expectativa de vida dos cães castrados é maior do que para os inteiros (não castrados). As cadelas castradas, em geral, vivem aproximadamente 26% a mais*.
Se a cadela for castrada precocemente, ela ficará protegida contra tumores mamários.
A castração de uma fêmea antes dos 3 meses de vida não é recomendada por causa dos riscos de desenvolver incontinência urinária no futuro. A castração precoce (antes do primeiro cio) pode ajudar a limitar o desenvolvimento de infecções uterinas e tumores mamários, o que é comum em cadelas.

*Hoffman JM – Reproductive capability is associated with lifespan and cause of death in companion dogs. PLOS One on line